A cidade de Blumenau promove uma verdadeira força-tarefa de combate à dengue neste mês de novembro. Ou seja: ações de prevenção e controle, focadas na eliminação dos locais com água parada.
Dessa forma, várias iniciativas acontecerão em diferentes regiões da cidade. As medidas envolverão os agentes de endemias, a rede municipal de ensino, os servidores da atenção primária e a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE).
O intuito é – desse modo – conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue e outras doenças, como zika e chikungunya.
Como será essa força-tarefa de combate à dengue?
A mobilização segue baseada em duas atividades principais. Primeiramente, a inspeção das estruturas escolares com base no check list divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).
Além disso, com ações educativas voltadas aos alunos. Os agentes de saúde também visitarão casas, empresas e outros locais estratégicos. Tudo isso para orientar a população sobre as medidas de prevenção.
Mutirões de limpeza
Além das ações educativas, a força-tarefa também realizará mutirões de limpeza em áreas com maior incidência de casos para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
A população também pode participar ativamente da campanha, denunciando locais com focos do Aedes aegypti por meio do Programa de Combate à Dengue nos telefones 156 (opção 4) ou (47) 3381-7770.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Se a preferência for pelo registro on-line, basta acessar: https://bityl.co/Sj4h
O diretor geral da secretaria de Promoção da Saúde, Oscar Rautenberg, destaca a importância da participação de todos nesse combate.
“A dengue é uma doença grave e que pode ser evitada. Contamos com a colaboração da população para que possamos eliminar os criadouros do mosquito e prevenir a disseminação da doença”, afirma.
Confira a programação das ações educativas
- 13/11 – EEB Adolpho Konder (Velha)
- 14/11 – EEB Victor Hering (Escola Agrícola)
- 21/11 – EBM Pedro II (Garcia) e EEI Tindolelê (Garcia)
- 27/11 – EEB João Durval Müller (Velha)
- 30/11 – ESF Lothar Franz (Itoupava Norte)
Vacinação
A aplicação do imunizante contra a dengue segue disponível em Blumenau para o público-alvo recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a vacina, basta procurar um dos Ambulatórios Gerais da Família (AGFs Centro, Garcia, Velha, Itoupava, Escola Agrícola, Badenfurt e Fortaleza), ou Estratégias Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa.
Até o momento, mais de 5,9 mil blumenauenses receberam a primeira dose (D1) da vacina, e mais 1,6 mil já completaram o esquema vacinal com a segunda dose (D2). O imunizante contra a dengue é gratuito e é a melhor forma de prevenir a doença e suas complicações.
O esquema completo da vacina contra a dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. É possível ainda combinar a vacina da dengue com outras vacinas, mas é importante seguir as recomendações médicas.
Vacinas com vírus inativos (como a gripe) podem ser administradas a partir de 24 horas após a vacina da dengue. Já as vacinas com vírus atenuados (como a tríplice viral e a febre amarela) devem ser aplicadas 30 dias após a vacina da dengue. Mais informações: https://bityl.co/Sj4e