Região Santa Catarina

Santa Catarina realiza cirurgia inédita para tratar bebê de três meses

Os sintomas incluem falta de ar, ruídos na respiração e a necessidade de intubação.

Autor
Santa Catarina realiza cirurgia inédita para tratar bebê de três meses
Foto: Divulgação / SECOM / Governo do Estado - SC

O Sistema Único de Saúde (SUS), realizou pela primeira vez, em Santa Catarina, uma cirurgia para correção de estenose traqueal congênita, também conhecida como anel traqueal completo.

PUBLICIDADE

A cirurgia inédita foi feita em um bebê de apenas três meses, no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), unidade própria do Governo do Estado. A condição rara acomete cerca de 1 a cada 65 mil nascidos e é caracterizada por uma malformação da cartilagem da traqueia, causando um estreitamento das vias aéreas.

A doença possui sintomas que incluem falta de ar, ruídos durante a respiração e, em alguns casos, há a necessidade de intubação.

Conforme a equipe médica, o diagnóstico foi feito por meio de uma endoscopia da traqueia e uma tomografia de tórax, que revelaram a extensão da alteração. Uma equipe multidisciplinar nas especialidades de cirurgia pediátrica, participou do procedimento.

Além disso, foram produzidos modelos anatômicos criados com impressão 3D para reconstruir a área afetada. A cirurgia foi realizada na última sexta-feira (14) no pequeno paciente de 5,4 quilos e durou em torno de cinco horas.

Após a cirurgia, o bebê apresentou boa recuperação, mas foi internado na UTI Pediátrica, para receber os cuidados necessários.

Relacionadas