Região Balneário / Itajaí

Balneário Camboriú registra oitava morte por dengue em 2024

Itajaí não registra óbito desde o começo de maio

Autor
Balneário Camboriú registra oitava morte por dengue em 2024
Foto: Divulgação / MS

A Prefeitura de Balneário Camboriú confirmou a oitava morte por dengue na cidade. De acordo com o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a vítima foi um homem de 48 anos sem comorbidades, morava no bairro das Nações. Ele faleceu no dia 30 de junho, após internação no Hospital Municipal Ruth Cardoso. O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC) divulgou o laudo na última sexta-feira (5).

PUBLICIDADE

Balneário Camboriú saiu da situação de epidemia de dengue em 21 de junho. Dos 13.928 casos prováveis em 2024, confirmaram-se 6.990 como positivos. A cidade descartou 6.899 casos como Dengue, enquanto 39 ainda aguardam resultado. Entre os positivos, 6.827 são autóctones (contraídos na própria cidade), nove foram importados de outros municípios, quatro estão em investigação e 150 são indeterminados.

Os outros sete óbitos em 2024 envolvem três mulheres (87, 92 e 72 anos) e quatro homens (73, 89, 34 e 72 anos). Das oito mortes, ainda assim, seis eram idosos.

Casos em Itajaí

Na cidade vizinha de Itajaí, o número de óbitos se estabilizou desde o começo de maio, quando registraram a 31ª morte por dengue. A vítima, uma mulher de 47 anos, morava no bairro Cidade Nova e não tinha comorbidades, faleceu no dia 4 de maio, conforme o boletim epidemiológico.

Desde o início do ano, a Prefeitura de Itajaí registrou 17.923 casos diagnosticados como positivos, de um total de 70.351 pacientes que buscaram atendimento na rede pública.

Ambas as cidades abriram pontos de atendimento exclusivos para casos suspeitos de dengue, mas fecharam esses locais devido à baixa procura entre o final do outono e o começo do inverno.

Além disso, as secretarias municipais de saúde orientam que, ao apresentarem suspeitas da doença, os moradores devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Itajaí e Balneário Camboriú possuem duas UPAs em cada cidade para atender a população.

Relacionadas