A Secretaria de Saúde de Brusque informou, nesta sexta-feira (15), que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou as medidas de recolhimento, interdição e proibição do medicamento losartana, anunciadas no dia 23 de junho deste ano.
A resolução foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (13). Em nota, a Anvisa informou que os novos dados demonstram que o consumo do medicamento é seguro.
“A impureza azido foi considerada como de potencial mutagênico, ou seja, como possível causadora de alterações capazes de provocar danos às células humanas. Diante de estudos adicionais realizados, a impureza foi reclassificada para não mutagênica”, afirmou o comunicado.
Com isso, a diretora de Atenção Farmacêutica de Brusque, Patrícia Bernardi Sassi, explica que os lotes recolhidos da Farmácia Básica vão retornar aos estoques. “Quando foi divulgado o recolhimento imediatamente fizemos, e agora com essa nova resolução vamos disponibilizar o medicamento para distribuição, normalmente”.