Região Brasil

Anvisa aumenta controle de uso da Ozempic com retenção de receita

Medida entrará em vigor 60 dias após a publicação no Diário Oficial

Autor
Anvisa aumenta controle de uso da Ozempic com retenção de receita
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (16) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu tornar obrigatória a retenção de receita médica na venda das chamadas canetas emagrecedoras como Ozempic, Saxenda e Wegovy. A medida é para aumentar o controle do uso dos medicamentos que são usados por pacientes com diabetes tipo 2 e também por quem deseja perder peso.

PUBLICIDADE

Portanto, a partir de agora, as farmácias deverão reter o receituário no ato da compra pelo consumidor. Antes da decisão, a venda ocorria somente com a apresentação da receita.

Por unanimidade, a agência entendeu que a retenção é necessária para aumentar o controle do uso desses medicamentos e proteger a saúde coletiva do “consumo irracional” dos emagrecedores. A publicação desta medida acontecerá nos próximos dias e, no período de 60 dias, entrará em vigor.

Retenção da receita a compra de Ozempic

No ato da compra, o consumidor precisa apresentar receita com validade de 90 dias e ter duas vias, bem como acontece na compra de antibióticos. Assim, os estabelecimentos deverão registrar o receituário no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

Eventos adversos

A aprovação desta medida aconteceu após a constatação de um número elevado de eventos adversos relacionados ao uso indiscriminado dos emagrecedores. De acordo com a Agência, isso ocorro principalmente quando as canetas são usadas com fins estéticos.

Uso indiscrimidado das canetas

Especialistas alertas que o uso indiscriminado gera preocupações quanto à saúde da população e ao acesso dos pacientes que realmente necessitam do tratamento.

De acordo com especialistas, o uso de emagrecedores sem acompanhamento médico e com a dosagem inadequada pode provocar náuseas, distensão abdominal, constipação ou diarreia. Enfim, o uso incorreto também pode agravar transtornos psicológicos e alimentares.

Leia também: Heróis nas estradas: socorristas do Samu realizam mais de 409 mil atendimentos em SC – Guararema News

Relacionadas