Região Santa Catarina

Alerta e cuidados com a dengue continuam no inverno

Os cuidados contra a doença devem continuar mesmo com as baixas temperaturas

Autor
Alerta e cuidados com a dengue continuam no inverno
Foto: Imagem ilustrativa/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), divulgou o 17º Informe Epidemiológico de 2024, destacando a situação crítica das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti.

PUBLICIDADE

Conforme o informe, os casos prováveis notificados neste ano alcançaram 291.379, representando um aumento drástico de 151,41% em relação ao mesmo período do ano anterior. A SES, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, está investigando 54 mortes, enquanto confirmou 206 casos.

Diante desse cenário preocupante, a Dive alerta para a necessidade contínua de cuidados contra o Aedes aegypti, mesmo com as baixas temperaturas.

O diretor da Vigilância Epidemiológica do Estado João Augusto Brancher Fuck, ressalta que os ovos do mosquito resistem e reiniciam seu ciclo em condições climáticas favoráveis.

O superintendente de Vigilância em Saúde de SC e médico infectologista, Fábio Gaudenzi destaca a importância do manejo clínico precoce das doenças.

Apesar da desaceleração no ciclo de desenvolvimento do mosquito durante o inverno, a dengue permanece uma preocupação latente. A prevenção continua sendo fundamental, com ênfase na eliminação de água parada, como pneus, recipientes descartáveis e pratinhos de plantas. Outras medidas incluem tratamento adequado de piscinas, manutenção de lagos e tanques limpos, e armazenamento adequado de lixo e pneus.

Relacionadas