Região Grande Florianópolis

Saúde: São José vai implantar serviço de atendimento domiciliar

Serviço será para usuários com dificuldades que impessam a locomoção até uma unidade

Saúde: São José vai implantar serviço de atendimento domiciliar
Foto: Reprodução / Internet

A Prefeitura de São José está com edital aberto para a contratação de uma Organização Social para prestação do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), conhecido como Programa Melhor em Casa. Esse programa tem foco na atenção à saúde prestada diretamente na casa do paciente, com ações que auxiliam na reabilitação, garantindo a continuidade do cuidado e integração com a Rede de Saúde. Instituições interessadas em participar do processo de seleção podem acessar o edital por meio deste link e obter mais informações.

PUBLICIDADE

Segundo a secretária adjunta da Saúde, Fabrícia Martins, o serviço será exclusivo para usuários que possuam dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade, e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo. Os atendimentos podem ser de diferentes áreas da rede de atenção em que haja a necessidade de frequência e intensidade de cuidados maior que a capacidade da rede básica.

O encaminhamento de pacientes para o SAD será feito via Sistema de Regulação (SISREG) pelas unidades de saúde, dos hospitais e outros serviços do município. Posteriormente, a equipe do SAD fará a avaliação no domicílio do paciente ou no hospital, caso ele esteja internado, em até 48 horas, para saber se ele se encaixa nos critérios de acesso ao atendimento domiciliar. A avaliação será feita baseada em escalas e critérios psíquicos, sociais e biológicos, conforme normativas do Ministério da Saúde.

O SAD é um serviço substitutivo ou complementar à internação hospitalar ou ao atendimento ambulatorial, realizado por meio de Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP). O objetivo principal da iniciativa é proporcionar um atendimento mais humanizado e eficaz, levando os serviços de saúde para mais perto da população.

Relacionadas