
Santa Catarina foi alvo, nesta terça-feira (5), da Operação “É TETRA”, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/SC). A iniciativa focou na desarticulação de facções envolvidas com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Essa ofensiva é considerada uma das maiores do ano no combate ao crime organizado.
Nesta ação, as autoridades cumpriram um total de 20 mandados de busca e apreensão. Dessa forma, os mandados foram executados em diversas cidades de SC, sendo:
- Campo Alegre: 1
- Criciúma: 5
- Balneário Camboriú: 3
- Içara: 2
- Tubarão: 2
- Camboriú: 2
- São Francisco do Sul: 2
- Grande Florianópolis: 1
- Itapema: 1
- Penha: 1


Operação bloqueia bens
Desse modo, a Justiça Federal determinou o bloqueio de bens e valores de investigados e empresas ligadas ao grupo, totalizando R$ 35 milhões. Ou seja, a ação é resultado de uma investigação iniciada em setembro de 2023, após a Polícia Federal prender um foragido da operação “Trinca de Ases”.
Sendo assim, durante a apuração, os agentes identificaram uma complexa rede de lavagem de dinheiro envolvendo pessoas físicas e jurídicas com movimentações financeiras suspeitas. Ademais, em abril deste ano, a polícia prendeu uma pessoa ligada ao grupo com 33 quilos de cocaína.
Além disso, a operação também aconteceu no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Portanto, no total, a Justiça expediu 35 mandados de busca e apreensão nos seis estados.
FICCO SC
Por fim, a FICCO/SC reúne forças da Polícia Civil, Polícia Federal e Secretaria de Justiça e Reintegração Social de SC, atuando de forma integrada no combate ao crime organizado.