Neste domingo (3), será realizado o primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Em Santa Catarina, 94.903 candidatos estão aptos para fazer as provas, enquanto em todo o país, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os responsáveis aplicarão as provas em dois domingos consecutivos, com a segunda etapa marcada para 10 de novembro.
Neste domingo, os organizadores abrirão os portões às 12h e os fecharão às 13h. A aplicação das provas começará meia hora depois, incluindo uma redação, 45 questões de linguagens e 45 questões de ciências humanas.
Com uma logística complexa que envolve cerca de meio milhão de pessoas, a equipe do Enem inicia os preparativos antes mesmo de finalizar a edição anterior.
O processo abrange a elaboração das questões, a montagem da prova, a impressão, a distribuição e o armazenamento dos cadernos de questões, o ensalamento dos participantes e a aplicação das provas.
Além disso, o planejamento dos custos, as licitações, as contratações de fornecedores de serviços e a preparação do edital também fazem parte do processo.
A logística reversa, a correção e a divulgação dos resultados representam algumas das etapas finais de cada edição.
Ao todo, as provas ocorrerão em 1.753 municípios, em mais de 10 mil locais. Cerca de 500 mil colaboradores participarão da organização e aplicação da prova.
Porta de entrada do Ensino Superior
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, facilitando o acesso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados servem como critério único ou complementar nos processos seletivos. As notas também são parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o oferecido pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, os estudantes podem usar os resultados individuais do Enem em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inepe. Esses acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.