O ex-jogador catarinense Filipe Luis, de 39 anos, vai assumir o comando técnico do Flamengo, após a demissão do treinador Tite, anunciada no clube carioca na manhã desta segunda-feira (30). Filipe estava treinando a equipe sub 20 do Flamengo, onde conquistou recentemente o Mundial interclubes da categoria, vencendo na final uma equipe da Grécia.
Dias após a eliminação do Flamengo na Libertadores, quando foi superado pelo Penharol nas quartas de final da competição, Tite voltou a ser vaiado pela torcida, mesmo vencendo o Athletico Paranaense, por 1 a 0, na noite de domingo (29), no Maracanã.
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o tecnico Tite e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro. A direção agradece aos profissionais e deseja sorte na continuidade de suas carreiras. Filipe Luís assume a equipe interinamente”, diz a nota oficial emitida pela direção do clube.
Filipe Luís Kasmirski nasceu em Jaraguá do Sul, onde iniciou no Futsal em equipes infantis. Depois disso, foi levado para as categorias de base do Figueirense, aos 14 anos. Seu primeiro jogo como profissional no Alvinegro de Florianópolis foi em 2003 e no ano seguinte se transferiu para o Ajax, da Holanda. Dali, foi emprestado ao Rentistas, passou pelo Real Madrid Castilla e La Coruña, em 2008.
Sucesso na Europa e retorno ao Flamengo
Com boas atuações e regularidade, foi eleito pela UEFA como o melhor lateral-esquerdo da La Liga na temporada 2008–09. Em 2010, o La Coruña anunciou a venda do jogador para Atlético de Madrid, onde estreou em 26 de setembro daquele ano e, ao final da partida, frecebeu o troféu de “craque do jogo”.
Filipe Luís fez sua primeira aparição na Liga dos Campeões da UEFA na edição de 2013–14, ajudando os Colchoneros a garantir o primeiro lugar no Grupo G ao marcar na goleada em casa por 4 a 0 contra o Austria Viena.
Em 2014, foi anunciado pelo Chelsea, da Inglaterra. No ano seguinte, o Atlético de Madrid recontratou o brasileiro por 16 milhões de euros. O jogador despediu-se do clube espanhol em 2019, com 333 partidas disputadas e sete títulos conquistados, rumo ao Flamengo, onde encerrou a carreira em 2023.
Filipe Luis foi convocado para a seleção brasileira pela primeira vez em 2009, chamado pelo então técnico Dunga. Mais tarde, foi campeão da Copa das Confederações com Felipão, mas ficou de fora da Copa de 2014. Seu primeiro gol pela seleção foi em 17 de novembro de 2015, na Arena Fonte Nova, na Bahia, na vitória de 3 a 0 sobre o Peru, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2018. No ano seguinte, disputou a Copa América Centenário, e acabo0u convocado por Tite para a Copa do Mundo FIFA de 2018 e para a Copa América de 2019.