Região Blumenau

Quer saber como está a situação da dengue em Blumenau? Confira

Total desde a primeira semana do ano é de 880 focos do mosquito

Quer saber como está a situação da dengue em Blumenau? Confira
Foto: Arquivo / Prefeitura de Blumenau

Dados divulgados nesta quinta-feira (22) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) revelam que Blumenau tem 62 casos confirmados de dengue, com outros 631 casos em análise. Desde o último boletim, divulgado em 14 de fevereiro, a cidade registrou 153 novos focos do mosquito transmissor da doença. 

PUBLICIDADE

Também nesta quinta, Santa Catarina decretou situação de emergência por causa da dengue. O Estado tem 17.696 casos prováveis da doença em 177 municípios, o que representa um aumento de 650% quando comparado ao ano de 2023. As primeiras doses da vacina chegaram ao Estado nesta quarta-feira (21) e começaram a ser distribuídas.

A partir de agora, a Semus passará a informar também os casos prováveis, que são todos os casos notificados, suspeitos, confirmados e inconclusivos, com exceção dos descartados. Desse modo, todos os casos suspeitos, que estão no sistema, serão considerados prováveis. “Isso permite uma análise mais precisa da situação”, declarou a pasta.

O total acumulado em Blumenau desde a primeira semana de 2024 é de 880 focos do mosquito e 1.988 casos prováveis. Destes, 1.803 estão em investigação e 185 foram confirmados. Seis pessoas estão internadas em enfermaria.

Atendimento na rede pública

Os Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) fazem atendimento nos bairros: Velha;  Escola Agrícola; Garcia; Fortaleza; Itoupava; Badenfurt e Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) também oferecem atendimento à população.

Descarte de pneus

Em Blumenau, os moradores podem solicitar a retirada dos pneus diretamente no telefone (47) 99997-6941, que foi disponibilizado pelo Samae para que seja dada a destinação correta para este tipo de resíduo. O serviço não tem custo à população. 

Denúncia

A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Relacionadas