Região Balneário / Itajaí

Presidente da França Emmanuel Macron virá em março a SC

Itajaí será a única cidade catarinense e uma das únicas quatro no Brasil que Macron visitará

Autor
Presidente da França Emmanuel Macron virá em março a SC
Emmanuel MacronFoto: AFP / divulgação

Itajaí, no litoral Norte catarinense, deve ser confirmada entre as quatro cidades brasileiras que serão visitadas pelo presidente da França, Emmanuel Macron, que virá ao Brasil no dia 26 de março, permanecendo até o dia 28. O líder francês será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Belém, no Pará, cidade que irá sediar em 2025 a COP25, conferência mundial do meio ambiente.

PUBLICIDADE

Itajaí será a única cidade catarinense no roteiro de Macron. O objetivo é apresentar ao francês o Porto de Itajaí, considerado o projeto naval mais moderno já desenvolvido no Brasil.

A vinda de Macron ao Brasil havia sido combinada entre os dois presidentes durante um almoço que reuniu Lula e Macron durante a COP28, ocorrida em Dubai, em janeiro de 2023.

Os dois voltaram a se encontrar em junho, destas vez no Palácio do Eliseu, em Paris, quando conversaram sobre o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Lula foi a Paris naquela oportunidade para participar da Cúpula para o Novo Pacto Global de Financiamento, promovida pelo presidente Macron.

No encontro com Macron, Lula também tratou sobre a guerra na Ucrânia e temas da agenda bilateral, como a retomada de um intercâmbio cultural e a parceria estratégica entre os países na área de defesa. Brasil e França têm acordo de transferência de tecnologia francesa no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que já entregou um submarino em 2022 e prevê a entrega anual de outros três até 2025.

De Santa Catarina, Macron seguirá em comitiva oficial para Brasília, de onde emparca de volta ao seu País.

Relacionadas