A Ponte Hercílio Luz, também conhecida como Velha Senhora, cartão postal de Florianópolis, terá bloqueio total do trânsito a partir do dia 30 de outubro das 21h às 6h, de segunda a sábado, para a instalação da iluminação cênica. A informação foi divulgada pelo subinspetor da Guarda Municipal da Capital (GMF), Ricardo Pastrana.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), ama das passarelas da Ponte sempre ficará aberta para pedestres e bicicletas neste período. O prazo contratual para execução da manutenção cênica é de 210 dias, podendo ser estendido na forma da lei se houver necessidade.
O serviço, que está sob o investimento de R$ 8,9 milhões, será feito pela empresa Quantum Engenharia, e promete trazer cor e vida à Ponte. Conforme a companhia, a nova iluminação será em LED, com tecnologia red green blue (RGB), sem lâmpadas, apenas luminárias e projetores.
Serão sete modelos de equipamentos de iluminação (luminárias, projetores e fitas de pontos LED). A concepção original da iluminação da ponte será mantida, no entanto, serão acrescidos recursos tecnológicos que irão possibilitar a programação de diferentes efeitos estéticos, como mudar a cor e a intensidade e promover efeitos de luz e sombra.
Além disso, a nova tecnologia permitirá que a Velha Senhora seja iluminada com diferentes efeitos em datas comemorativas ou em campanhas de conscientização, como o Outubro Rosa, por exemplo. O objetivo é que a iluminação especial seja inaugurada no próximo Natal.
No total serão instalados 7.096 pontos de LED, que vão promover o aumento da eficiência luminosa, garantindo maior produção de luminosidade e baixo consumo de energia. Na cabeceira da ponte, um outro recurso será utilizado com o objetivo de evitar desperdícios no consumo: um centro de operações será montado e permitirá o gerenciamento de horários para ligar e desligar a iluminação de maneira automática.