O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), se licenciou do cargo na tarde desta quarta-feira (7). O vice-prefeito, Marcelo Sodré (PDT), assumiu a chefia do Poder Executivo Municipal pelos próximos 30 dias.
Em suas redes sociais, Morastoni explicou que, por orientação médica, necessitaria de um período para tratamento de saúde. Sem especificar a enfermidade, ele mencionou que administrar uma cidade é uma tarefa difícil e exige muita dedicação, razão pela qual precisaria se afastar. “Obedecendo às recomendações de meus médicos, vou me afastar de minhas funções como prefeito por um período de 30 dias para cuidar da minha saúde”, declarou.
Em uma solenidade reservada, Marcelo Sodré, vice de Morastoni em seus dois mandatos, assumiu, dessa forma, a prefeitura de Itajaí até o dia seis de setembro.
Especulações
De acordo com fontes da prefeitura, ouvidas pelo Guararema News sob anonimato, informaram que, além das questões de saúde, a saída temporária de Volnei do cargo também envolve a sucessão municipal. O atual governo lançou Carlos Chiodini (MDB) como candidato a prefeito, e o PDT, partido do prefeito em exercício Marcelo Sodré, também ingressou na chapa. Esse fato é um gesto de Morastoni em reconhecimento ao partido trabalhista e, ainda assim, uma forma de dar visibilidade política a Sodré.
Volnei Morastoni tem mantido apenas rotinas administrativas na cidade há algum tempo. No aniversário de Itajaí, em junho, a ausência de Morastoni foi visível em todos os eventos. Apenas Sodré era visto e se pronunciava em nome da administração.
Morastoni tem uma longa carreira política, estando em seu terceiro mandato como prefeito de Itajaí. Além disso, também já foi deputado estadual, inclusive presidindo a Assembleia Legislativa entre 2003 e 2005.
Em uma nota breve, a Prefeitura de Itajaí se manifestou sobre a troca provisória de comando na prefeitura.
“O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, transmitiu o cargo ao vice Marcelo Sodré. O ato ocorreu na tarde desta quarta-feira (07), no Gabinete do Prefeito. Morastoni sairá de férias por 30 dias para tratamento de saúde. No período de 08 de agosto a 06 de setembro, o vice responderá como prefeito municipal em exercício”, diz o comunicado.