Região Brasil

Vídeo: Zé Trovão vai pra cima de André Janones na Câmara

A situação foi controlada só com a intervenção de assessores presentes no local

Autor
Vídeo: Zé Trovão vai pra cima de André Janones  na Câmara
Foto: Divulgação

O fim da sessão do Conselho de Ética da Câmara desta quarta-feira (5), que resultou no arquivamento da representação contra o deputado André Janones (Avante-MG) por suposta prática de “rachadinha”, foi marcado por uma cena ainda mais tumultuada do que o embate entre Janones e o deputado bolsonarista Zé Trovão (PL-SC).

PUBLICIDADE

Durante o desenrolar dos acontecimentos, o deputado do Avante quase chegou a agredir outro adversário político alinhado ao Bolsonaro, Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais. A situação foi controlada apenas com a intervenção de assessores presentes no local.

No calor do momento, em meio a uma troca acalorada de insultos, Janones dirigiu a Nikolas a expressão “Moleque golpista”, sendo prontamente respondido com provocações como “bate, rachadinha” e “você não é machão?”. A tensão no ambiente atingiu seu ápice, evidenciando as profundas divisões e rivalidades políticas que permeiam o cenário atual.

Assista abaixo o vídeo que mostra o momento da briga:

O que é rachadinha?

“Rachadinha” é uma prática ilegal em que um servidor público, geralmente político, recebe parte do salário de seus funcionários como uma espécie de “retorno” ou “comissão”. Isso ocorre quando esses funcionários são contratados para cargos comissionados ou de confiança, e uma parte do salário deles é desviada para o político que os contratou, em vez de receberem integralmente o salário pelo trabalho realizado. Essa prática é considerada ilegal e configura crime de peculato e improbidade administrativa, pois constitui enriquecimento ilícito por parte do político e lesão ao erário público.

Relacionadas