Região Santa Catarina

Vídeo: SC lança tratado para fomentar inovação nos municípios

Objetivo é fortalecer o ecossistema de inovação e atrair investimentos

Vídeo: SC lança tratado para fomentar inovação nos municípios
Fotos: Jonatã Rocha / Secom

Com o objetivo de incentivar a inovação em todos os municípios, o Governo de Santa Catarina oficializou nesta segunda-feira (17) o Tratado da Inovação Catarinense. O governador Jorginho Mello assinou o documento em uma cerimônia realizada em Florianópolis, que reuniu prefeitos, vereadores, secretários municipais, empresários, reitores e lideranças de todas as regiões.

PUBLICIDADE
Vídeo: SC lança tratado para fomentar inovação nos municípios

“Nossa meta é fazer com que Santa Catarina seja o primeiro estado do Brasil com 100% dos municípios tendo leis próprias para incentivarmos ainda mais a inovação nas nossas cidades”, afirmou o governador Jorginho Mello durante o evento.

O tratado estabelece um alinhamento entre Estado e municípios para fortalecer o ecossistema de inovação e atrair investimentos. Conforme explicado pela administração estadual, com o documento, os municípios assumem o compromisso de encaminhar às suas câmaras de vereadores projetos de atualização das legislações locais, alinhando-se às diretrizes estaduais de fomento à inovação e ao desenvolvimento sustentável.

Veja a reportagem abaixo:

Compromissos firmados

Entre os principais anúncios do evento, destacam-se:

  • Apresentação de novas legislações e parcerias: medidas para desburocratizar processos, incentivar parcerias público-privadas e ampliar a conectividade com a tecnologia 5G. As propostas visam facilitar a inovação e permitir maior agilidade na implementação de soluções tecnológicas nos municípios.
  • Meta estratégica de alinhamento legal: o governo estadual assumiu o objetivo de tornar Santa Catarina o primeiro estado brasileiro 100% alinhado com legislações de incentivo à inovação em todos os seus municípios. Dessa forma, visa criar um ambiente seguro e atrativo para investidores e empreendedores.
  • Lançamento da plataforma iCatarina: autoridades apresentaram a ferramenta digital como um ambiente virtual integrado. Ela reunirá dados estratégicos, oportunidades, indicadores e boas práticas, permitindo que os gestores públicos tomem decisões com base em inteligência analítica.
  • Guia Interativo dos Municípios Catarinenses: também houve o lançamento do guia digital que trará informações detalhadas sobre os municípios do estado. O objetivo é facilitaro acesso a dados socioeconômicos, infraestrutura, vocações regionais e projetos em andamento.
  • Programa Pronampe Inovação: outra novidade foi o anúncio do Pronampe Inovação, voltado ao financiamento de pequenos negócios inovadores. A iniciativa busca fortalecer o empreendedorismo local e impulsionar startups e empresas de base tecnológica.
  • Parceria entre BRDE e SC Mais Inovação: o evento também marcou a assinatura da parceria estratégica com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Ele atuará como agente financeiro para fomentar projetos inovadores nos municípios catarinenses.

Tratado da Inovação Catarinense

Por fim, o evento teve um momento simbólico: a assinatura coletiva do Tratado da Inovação Catarinense pelos prefeitos presentes. Assim, reafirmando o compromisso dos gestores municipais com a modernização administrativa, a geração de oportunidades e o uso estratégico da tecnologia.

Com essa iniciativa, Santa Catarina consolida sua posição como um dos estados mais inovadores do Brasil, com políticas públicas integradas e ações estruturadas que dialogam diretamente com os desafios do presente e as possibilidades do futuro.

Relacionadas