Região Grande Florianópolis

Vereador Gabrielzinho, que morreu em julho, tem projeto aprovado em Florianópolis

Ideia cria Programa Municipal de Equoterapia na Capital

Autor
Vereador Gabrielzinho, que morreu em julho, tem projeto aprovado em Florianópolis
Foto: Arnaldo Alves / AEN / Divulgação.

O vereador em Florianópolis Gabriel Meurer, o Gabrielzinho, que morreu em julho deste ano, teve um de seus últimos projetos aprovado nesta segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores. Trata-se do Projeto 19048/2024, que institui o Programa Municipal de Equoterapia na Capital. Ou seja, a utilização de cavalos como ferramenta interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação.

PUBLICIDADE

O programa que o projeto propõe é específico para crianças e adultos com deficiência física ou mental, distúrbios comportamentais (como agressividade e hiperatividade) e vítimas de acidentes. Gabriel assinou a justificativa que salienta que a ideia tem como objetivo promover o desenvolvimento terapêutico e educacional desses indivíduos.

 O Projeto busca, ainda, proporcionar um tratamento inclusivo, com foco na melhoria da qualidade de vida e da autonomia das pessoas com deficiência ou distúrbios comportamentais, reforçando a importância da equoterapia e assegurando a participação plena dessas pessoas em atividades culturais, esportivas e recreativas.

Legado de Gabrielzinho

 O vice-presidente da Câmara, vereador Claudinei Marques, destacou a importância da aprovação, tendo em vista que firma o legado de Gabrielzinho. “O Gabriel foi um grande vereador, que contribuiu muito com esta Casa e com a cidade de Florianópolis. Esse é um legado que ele deixa, mostra a luta que ele tinha pelas Pessoas com Deficiência, e ele sempre fez questão de participar da Comissão da Pessoa com Deficiência. Não podíamos deixar de pautar esse Projeto ainda esse ano, para que tivesse aprovação e sanção. Esse é mais um ato deste grande guerreiro, pode ter certeza que a história do Gabriel fse escreveu e continuará dessa forma, porque muitos Projetos dele ainda vão entrar em pauta”, salientou Claudinei.

Vereador Gabrielzinho segue em coma induzido e respira por aparelhos
Gabrielzinho faleceu em 1º de julho deste ano. Foto: divulgação

O que é Equoterapia

 A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo para promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência, que contribui para a melhoria da coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento muscular, memória, percepção sensorial e autonomia. Além disso, favorece a socialização, o estabelecimento de vínculos afetivos e o aumento da autoconfiança.

 Sendo assim, a coordenação do Programa ficará a cargo de um órgão designado pela Prefeitura. A Lei prevê, também, a possibilidade de parceria com instituições públicas ou privadas para viabilizar a implementação do programa. As despesas serão cobertas por dotação orçamentária específica, e a Prefeitura deverá regulamentar a Lei conforme necessário.