Região Grande Florianópolis

Morre no hospital o vereador Gabriel Meurer, o Gabrielzinho

Gabriel estava internado desde 10 de maio no Hospital da Unimed

Autor
Morre no hospital o vereador Gabriel Meurer, o Gabrielzinho
Foto: divulgação

Faleceu na manhã desta segunda-feira (1º) no hospital da Unimed, em São José, o advogado e vereador em Florianópolis Gabriel Meurer, o Gabrielzinho, de 39 anos. Gabriel estava internado há duas semanas, por conta de uma pneumonia adquirida após ter contraído a gripe H1N1.

PUBLICIDADE

Desde que foi internado, no dia 10 de maio, Gabriel permaneceu na Unidade de Tratamento intensivo (UTI), respirando por aparelhos e se tratando com medicamentos específicos. Ele também foi submetido a sessões de hemodiálise, que substitui as funções renais, comprometidas pelo quadro debilitado do paciente.

Durante o tratamento, Gabriel chegou a apresentar alguma melhora, mas neste fim de semana os médicos confirmaram que uma contaminação por uma bactéria acabou piorando sua saúde. No domingo, familiares foram chamados no Hospital, e foram informados que a situação era irreversivel. Durante toda a noite e madrugada desta segunda-feira, familiares e amigos permaneceram junto ao paciente se despedindo de Gabriel.

Gabrielzinho estava em seu segundo mandato como vereador na Câmara Municipal de Vereadores da Capital, eleito pela primeira vez em 2016. Formado em Direito, dedicou a maior parte da carreira na defesa dos direitos dos consumidores, tendo comandado o Procon da Capital em 2014, ainda antes de se tornar vereador de Florianópolis. Gabriel nasceu com uma doença chamada Hipocondroplasia, que atinge o crescimento da cartilagem e prejudica o desenvolvimento do corpo.

Neste ano, Gabrielzinho estava sendo cotado para assumir a vaga como candidato a vice-prefeito, na chapa encabeçada pelo atual prefeito Topázio Netto.

Nascido e criado no bairro Sambaqui, no Norte da Ilha, Gabriel sempre manteve um envolvimento com a comunidade, assumindo funções de liderança, como quando foi eleito presidente do clube do bairro, o Triunfo, onde será velado durante toda a tarde. O horário e local do sepultamento ainda não foi divulgado.

Na Câmara Municipal, ocupou os cargos de 2° vice-presidente, presidente das comissões de Orçamento e de Defesa da Pessoa Com Deficiência, além de, atualmente, exercer a função de Líder de Governo.

A Câmara de Vereadores emitiu uma nota de pesar:

Sempre comprometido com as causas populares, Gabrielzinho destacou-se pela defesa incansável dos direitos dos consumidores e pelo empenho em fortalecer a inclusão das pessoas com deficiência. Seu trabalho e dedicação em prol da comunidade de Florianópolis são um legado inestimável que continuará a inspirar todos nós.

Sua paixão por um serviço público justo e acessível fez a diferença na vida de muitos, e seu espírito altruísta e combativo jamais será esquecido. A partida de Gabrielzinho deixa um vazio imensurável, mas sua contribuição para a política e para o município permanecerá viva em nossas memórias.

Aos familiares e amigos, expressamos nossos mais sinceros sentimentos e desejamos força neste momento de dor. Que o consolo possa encontrar espaço nos corações que hoje choram essa triste perda”.