
O presidente dos Estados Unidos da América (EUA) afirmou que não cederá no que diz respeito às últimas tarifas aplicadas por seu governo sobre o Brasil. A declaração aconteceu em um pronunciamento na Casa Branca, nessa quinta-feira (13).
As novas tarifas aplicadas por Trump, que afetam diretamente o aço e o alumínio do Brasil, entraram em vigor na última quarta-feira (12). Com a decisão, todas importações de aço e alumínio pelos EUA serão taxadas em 25%.
De acordo com dados do Departamento de Comércio dos EUA, o Brasil é atualmente o terceiro maior fornecedor de aço para o país governado por Trump. Contudo, Trump falou “Não vou ceder nem um pouco”, declarou o líder norte-americano quando questionado sobre sua guerra tarifária.
Para Trump, os EUA foram “enganados durante anos”, cenário que ele busca reverter por meio da imposição de taxas. Além disso, o presidente norte-americano também afirmou que não vai mudar de ideia sobre a aplicação de tarifas recíprocas contra países que taxam os EUA.
Elas estão previstas para entrar em vigor no próximo dia 2 de abril, de acordo com a Casa Branca. Apesar da postura ofensiva do presidente dos EUA, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pregou “reciprocidade e diálogo” para lidar com a nova administração norte-americana. Isso após o líder brasileiro pedir que seu homólogo norte-americano falasse manso e respeitasse o Brasil.