
O tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, sobre os produtos brasileiros que ingressarem no país repercutiu na mídia internacional. A tarifa de 50% foi anunciada por meio de uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi publicada nas redes sociais. Nela, Trump afirma que as tarifas passam a valer a partir de 1º de agosto. Entretanto, o motivo usado não convenceu Lula. Já a mídia internacional ressalta que tal imposição ocorre por apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu em processo de tentativa de golpe de Estado.
O que diz a carta
No documento, Trump justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Assim, ele destacou ainda ordens emitidas pela Corte contra apoiadores de Bolsonaro que mantêm residência nos Estados Unidos.
“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, escreveu Trump.
E as escritas de Trump não pararam por aqui. Ele prossegue a carta dizendo que teve muito tempo para discutir s relações com o Brasil, porém é chegado o momento de se afastar. “Tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o Brasil e concluímos que precisamos nos afastar da longa e muito injusta relação comercial gerada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil. Nosso relacionamento, infelizmente, tem estado longe de ser recíproco. Por favor, entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual”, escreveu o então presidente dos EUA.
Contudo, é importante salientar que a declaração de Trump contraria os números do fluxo comercial entre Brasil e Estados Unidos. Juntos, os dois países têm um volume de comércio de cerca de US$ 80 bilhões por ano. Enfim, ao considerar a balança comercial (exportações menos importações), os Estados Unidos têm superávit de US$ 200 milhões com o Brasil.
Lula responde ao tarifaço
Lula afirmou que o tarifaço será respondido com a Lei de Reciprocidade Econômica. Também via redes sociais, o presidente defendeu a soberania brasileira. Além disso, ele disse que é falsa a alegação de Trump de que a taxação ocorreria em razão de déficit na balança comercial com o Brasil.
“Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de reciprocidade econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, afirmou Lula.
Veja a repercussão nos principais jornais internacionais:
The New York Times
O jornal norte-americano The New York Times citou uma “guerra comercial repentina” entre os Estados Unidos e o Brasil e destacou o que Trump chama de “caça às bruxas” contra Bolsonaro. Todavia, também repercutiu a reação de Lula à carta, dizendo que o Brasil responderá ao tarifaço com a Lei de Reciprocidade Econômica.
The Washington Post
O jornal norte-americano The Washington Post avaliou que o anúncio do tarifaço contra o Brasil marca uma “forte escalada” na disputa diplomática entre os dois países em relação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
The Guardian
O jornal britânico destacou que as últimas ameaças do presidente norte-americano aumentam receios de que “a estratégia comercial errática” de Trump possa agravar a inflação nos Estados Unidos.
Clarín
O argentino Clarín citou um “aumento drástico” de tarifas, agravando o conflito entre os dois países. Também destacou o “aumento das tensões” em razão do apoio da Casa Branca ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Deutsche Welle
O jornal alemão Deutsche Welle destacou a imposição do tarifaço de Trump em apoio a Bolsonaro. Além disso, destaca a resposta de Lula ao anúncio, citando que o brasileiro classificou como “falsa” a alegação de que a taxação de 50% seria em razão de déficit comercial dos Estados Unidos com o Brasil.
Le Monde
O diário francês Le Monde avaliou que Donald Trump “usa tarifas” para apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Mas também, o periódico citou que o mandatário norte-americano acusou Lula de conduzir uma “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro.
El país
Para o espanhol El País, o presidente dos Estados Unidos ultrapassou limites em suas ameaças comerciais. Por fim, o jornal cita a taxação de mais oito países no intuito de pressioná-los a negociar antes do prazo de 1º de agosto.
Com informações da Agência Brasil