Região Santa Catarina

Senador Esperidião Amin participa de evento sobre cibersegurança nos EUA

Catarinense esteve em Washington e em Pittsburgh

Autor
Senador Esperidião Amin participa de evento sobre cibersegurança nos EUA
Foito: divulgação

O senador Esperidião Amin participou na semana passada em Washington, nos Estados Unidos, do intercâmbio organizado e coordenado pelo Banco de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Digi Americas Alliance, dedicada ao estudo e aperfeiçoamento da cibersegurança mundial. Amin é presidente da Subcomissão Permanente de Defesa Cibernética do Senado Federal.

PUBLICIDADE

Além dele, participam da comitiva os senadores Jorge Seif, Sergio Moro, Astronauta Marcos Pontes e Chico Rodrigues, todos membros da subcomissão. “Na minha primeira intervenção, tratamos de três objetivos enunciados: institucional, com criação de agência de defesa cibernética, na educação, com formação de recursos humanos e em parcerias público-privado”, apontou Amin durante a sua participação.

Há um crescimento de ameaças cibernéticas em todas as áreas da sociedade. Um relatório divulgado pela empresa de soluções de cibersegurança Fortinet aponta que o Brasil foi o segundo país mais atingido pelo problema na América Latina e Caribe em 2022, com 103,16 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. Esse número não representa a totalidade de ataques, pois o relatório traz somente os dados referentes às vítimas que necessitaram de auxílio de terceiros.

Foto: divulgação

Esperidião Amin, que retornou para o Brasil no sábado, participou do encontro em Pittsburgh, onde a comitiva participou do National Cyber-Forensics and Training Alliance (NCFTA).

Essa missão no exterior estava programada desde o mês de junho. Diante disso, e devido a alteração da data da inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, inicialmente agendada para 2 de agosto, Amin não participou da solenidade na sexta-feira, na Grande Florianópolis.

Relacionadas