O atual secretário da Fazenda de Santa Catarina, Cleverson Siewert, anunciou por meio das redes sociais nesta quarta-feira (21) que exames detectaram um tumor cancerígeno em seu intestino. Na publicação, ele também informou que se recupera de uma cirurgia em um hospital da rede privada.
Siewert explicou que o tumor foi descoberto durante um check-up anual no mês de julho. “A notícia me pegou totalmente desprevenido, caindo como algo novo, de difícil entendimento, no meu colo e na minha vida”, contou.
“Há cerca de uma semana passei por um procedimento cirúrgico bem complexo, mas que me traz uma nova chance de lutar, de viver”, escreveu o secretário no LinkedIn.
Ainda no texto, o secretário afirma ter consultado uma série de médicos, em diversas cidades do país. Ele diz ainda que fez do trabalho uma distração. “Mas enquanto as coisas iam bem na secretaria e no Governo de SC, confesso que as minhas condições de saúde me balançavam bastante. A incerteza das coisas, o não saber, é algo que nos tira do prumo”, complementou.
O tumor
Agora, o secretário trata do tumor neuroendócrino de grau 2, que foi encontrado em seu intestino delgado e pode ter de três a quatro centímetros. De acordo com Siewert, o procedimento complexo pelo qual passou “foi um sucesso”. Ele afirma que a fase da adaptação já foi superada, e que agora está em recuperação.
Cleverson Siewert
O atual secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, tem 48 anos, é natural de Joinville e está no cargo desde 2023. Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Marketing e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
Ele já havia assumido a Secretaria da mesma pasta em 2010, quando tinha 33 anos. À época, ele era o secretário da Fazenda mais jovem do país. Já foi também diretor, conselheiro e presidente da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), além de outras atividades na iniciativa privada.