Região Balneário / Itajaí / Itapema

Robison Coelho eleito em Itajaí se reúne com prefeito Volnei para iniciar a transição

Lei determina que transição deve ocorrer 60 dias antes da posse

Autor
Robison Coelho eleito em Itajaí se reúne com prefeito Volnei para iniciar a transição
Foto: Divulgação / Marcos Porto - Prefeitura de Itajaí

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), reuniu-se com o prefeito eleito, Robison Coelho (PL), na tarde desta quarta-feira (9) para o primeiro encontro institucional, dando início às tratativas da transição de governo.

PUBLICIDADE

Morastoni, que passou dois meses afastado da Prefeitura Itajaí para tratamento de saúde, participou do encontro acompanhado do vice-prefeito Marcelo Sodré (PDT), bem como do Procurador-geral Gaspar Laus.

Na próxima semana, os dois governos (atual e eleito) definirão seus representantes para formar as equipes de transição. De acordo com a lei os trabalhos iniciam 60 dias antes do fim do mandato atual. A legislação exige que cada equipe nomeie um representante do prefeito, da Procuradoria Geral do Município, e das secretarias de Administração, Governo, Fazenda, Educação e Saúde para participar do processo.

“Essa integração é essencial e devemos sempre priorizar o povo de Itajaí. Os governos mudam, mas a transição não pode interferir no trabalho em prol da nossa gente. Conduziremos as ações com harmonia, sempre focando no crescimento da nossa cidade”, destacou Volnei Morastoni.

As equipes de transição também precisarão nomear um coordenador entre seus membros. A Controladoria-Geral do Município acompanhará os trabalhos, exercendo sua função de controle interno.

“Tivemos essa primeira conversa com o objetivo de acelerar ao máximo o processo de transição, garantindo a continuidade dos trabalhos da administração pública e evitando prejuízos durante a alternância de governo”, completou Robison Coelho.

Novo prefeito em 28 anos

Robison Coelho foi eleito prefeito de Itajaí no último dia 6 de outubro com 50,6% dos votos, totalizando 63.476 eleitores. Seu vice, Rubens Angioletti, também do PL, assumirá junto com ele o governo da cidade entre 2025 e 2028.

Ele quebra um ciclo de 28 anos em que apenas dois prefeitos governaram a cidade. Jandir Bellini (PP), que comandou Itajaí por quatro mandatos, e, por fim, Volnei Morastoni, que esteve à frente da prefeitura por três períodos.