A partir das 11h desta sexta-feira (6), acontece o julgamento do recurso que pede o afastamento do ministro Alexandre de Moraes do inquérito da suposta tentativa de golpe de Estado. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ingressou contra a decisão que já havia rejeitado o pedido de impedimento, feito em fevereiro deste ano.
O Supremo Tribunal Federal (STF) havia negado o pedido, porém agora começará a fase de análise do recurso, que deve se estender até o dia 13 de dezembro. Contudo, neste julgamento, não haverá debates entre os ministros, o que ocorre é apenas a votação por meio de um sistema eletrônico, em sessão virtual.
Com o argumento de que Moraes seria vítima das tratativas do plano, os advogados de Bolsonaro pedem que ele seja afastado da relatoria da investigação. Nesta argumentação, consta inclusive as conclusões da Polícia Federal sobre o plano.
Os advogados citam o plano para prender o ministro em 2022, além da articulação para matar autoridades. Entre elas, o próprio ministro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Assim, o novo pedido de afastamento do inquérito do golpe de Estado aconteceu nesta segunda-feira (2).