Região Brasil

Ratinho Júnior é cotado para ser vice de Lula em 2026

Fontes de Brasília garantem que o acordo está bem avançado

Autor
Ratinho Júnior é cotado para ser vice de Lula em 2026
Foto: Divulgação - Arquivo / Palácio do Planalto

Uma articulação nos bastidores de Brasília busca levar o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), para a base do governo e torná-lo candidato a vice-presidente da República nas Eleições 2026. Essa possibilidade se aplica tanto a uma chapa liderada por Lula quanto a outra indicada pelo presidente.

PUBLICIDADE

O jornalista Claúdio Humberto, da Rede Bandeirantes, divulgou a informação e atribuiu a estratégia a interlocutores do governo federal. Segundo ele, Lula pretende usar essa jogada para dividir a oposição no pleito do próximo ano.

Embora Ratinho Júnior se mantenha como um político de oposição ao Governo Federal, ele se diferencia por não vincular sua imagem diretamente ao grupo do ex-presidente Bolsonaro. Talvez sua única manifestação alinhada às bandeiras bolsonaristas tenha sido o pedido de anistia aos presos do 8 de janeiro de 2023.

“Essa é uma jogada articulada pelo presidente Lula. Com o governo rejeitado pela maioria dos brasileiros, Lula decidiu agir e recorrer a um dos truques mais eficazes na política para reverter cenários. Ele tentará dividir a oposição”, afirmou o jornalista.

Mesmo que Lula não concorra às eleições do próximo ano, as informações indicam que “Ratinho Júnior será o vice de qualquer candidato do PT”. Fontes do Palácio do Planalto afirmam que as negociações sobre o tema já avançaram.

Especialistas apontam que essa possibilidade faz sentido, pois Ratinho Júnior tem evitado se posicionar sobre temas nacionais.

No entanto, políticos próximos ao governador negam sua adesão ao PT. Se Ratinho Júnior aceitar integrar a chapa petista em 2026, Geraldo Alckmin (PSB) poderá ser pressionado a disputar o governo de São Paulo ou buscar uma vaga no Senado.

Quem é Ratinho Júnior

Carlos Roberto Massa Júnior, mais conhecido como Ratinho Júnior, governa o Paraná desde 2019 e está em seu segundo mandato. Antes, exerceu os cargos de deputado estadual e federal. Aos 43 anos, ele é filho do apresentador Ratinho e já comandou o programa radiofônico “Microfone Aberto” na Rádio Massa FM de Curitiba.

Relacionadas