Na próxima semana o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai encaminhar ao Senado Federal a indicação de três novos diretores do Banco Central (BC). A partir disso, os senadores irão avaliar as indicações de Lula para o Banco Central.
As indicações de Lula para o Banco Central são:
- Izabela Correa, na vaga de Carolina de Assis Barros (Diretora de Relacionamento Institucional, Cidadania e Supervisão de Conduta);
- Gilneu Vivan, na vaga de Otávio Damaso (Diretoria de Regulação); e
- Nilton David, na vaga de Gabriel Galípolo (Diretoria de Política Monetária).
Os indicados passarão a exercer o cargo de diretor do Banco Central do Brasil a partir de 1° de janeiro de 2025.
Contudo, os indicados precisam ser sabatinados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Além disso, precisam ter seus nomes aprovados pelo colegiado e pelo plenário da Casa legislativa.
Quem são as indicações de Lula para o Banco Central:
Izabela Moreira Correa é servidora do Banco Central desde 2006 e a atual secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU). A indicação de Izabela visa manter uma mulher no Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.
Gilneu Francisco Astolfi Vivan também é servidor de carreira do BC desde 1994 e atualmente é chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor). Até o início de 2024, atuou como chefe do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro Nacional. É responsável por avaliar as ameaças ao sistema financeiro mundial.
Nilton José Schneider David atualmente é chefe de Operações Tesouraria do Banco Bradesco. Tem grande experiência no mercado financeiro, tendo trabalhado em diversas instituições no Brasil e no exterior. É graduado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).