Região Brasil

Vice-presidente se pronuncia sobre negociações tarifárias com os EUA

A declaração de Alckmin ocorre depois de uma reunião com o presidente Lula

Autor
Vice-presidente se pronuncia sobre negociações tarifárias com os EUA
Foto: Divulgação

Nessa segunda-feira (17) o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que o Brasil tem mantido diálogo com representantes do governo dos Estados Unidos em busca de uma solução para a sobretaxa no aço e alumínio.

PUBLICIDADE

“O Brasil não é problema para os Estados Unidos, eles têm superavit com o Brasil, tanto em bens quanto principalmente em serviços. Do outro lado, os 10 produtos dos Estados Unidos mais exportam para o Brasil oito deles a alíquota é zero, não tem imposto, alíquota de importação zero”, afirmou o vice-presidente.

Ainda na gestão de Jair Bolsonaro (PL), o governo reduziu em 10% o Imposto de Importação de bens de capital (BK) e de informática e telecomunicações (BIT). A medida visava baratear a importação de produtos utilizados no setor produtivo.

Já no governo Lula, o petista apresentou o Programa Brasil Semicondutores (Brasil Semicon), com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor produtivo, em especial na produção nacional de chips.

O vice-presidente destacou que tem o buscado o caminho do diálogo com os Estados Unidos para discutir a questão tarifaria

A declaração de Alckmin ocorre depois de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o chefe da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Nascimento.

Além disso, durante o encontro, foi apresentado um balanço do setor que indica um crescimento de 29% na venda de eletrodomésticos no ano passado, em comparação com 2023. Com destaque para a comercialização de ar condicionados e ventiladores.

Relacionadas