Durante a sessão dessa quarta-feira (27) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputados elogiaram o Programa Alesc Itinerante e sinalizaram transformar o programa em lei. Chapecó, no Oeste catarinense, foi a última parada do parlamento na quinta edição do programa, realizada em 2024.
O presidente da Casa, deputado Mauro De Nadal (MDB), destacou o trabalho realizado pelo Parlamento catarinense nas comissões e nas sessões realizadas de forma descentralizada. As bancadas elogiaram a iniciativa da Casa de realizar sessões itinerantes nas diversas regiões do estado.
Além disso, Mauro de Nadal, presidente da Alesc, comemorou o fim da jornada das sessões itinerantes e informou que em Blumenau foram votados e aprovados 19 projetos; em Joinville, 28 projetos; em Criciúma, 36; Lages, 24 e Chapecó, 42 projetos.
O presidente fez diversos agradecimentos às entidades, às lideranças regionais, às autoridades, à imprensa e aos cidadãos que participaram das atividades em Chapecó, além dos servidores da Alesc.
Mauro de Nadal destacou a participação da Bancada do Oeste, por meio de sua coordenadora, a deputada Luciane Carminatti (PT), na organização do Alesc Itinerante em Chapecó.
O Programa Alesc Itinerante consiste na transferência da sede da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina para municípios do interior, dando prioridade às pautas regionais. Além disso, a iniciativa também marca a comemoração dos 190 anos da instalação do Poder Legislativo Estadual.