Em uma audiência pública promovida pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, na noite da terça-feira (25), foi debatida a prevenção a enchentes e desastres climáticos e ambientais.
Com o objetivo de debater ações sustentáveis de prevenção, a audiência aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.
O evento contou com a participação de lideranças políticas da região e representantes de órgãos estaduais e de instituições acadêmicas. Essa audiência pública é uma proposição do deputado suplente Rodrigo Preis (PT).
Segundo Rodrigo Preis, a intenção foi debater ações complementares ao atual sistema de prevenção a enchentes, que prioriza a adoção de barragens e o desassoreamento de rios.
Entre as ações sugeridas, no meio rural poderiam ser adotadas práticas como a cobertura de solo, a aplicação de terraceamentos nas elevações e a construção de pequenas barragens dentro das propriedades dos agricultores.
Além disso, para as cidades, nas regiões urbanas, seriam indicados o uso de cisternas para a captação de d’água e de telhados verdes nas edificações.
Na mesma linha, o deputado Marquito (Psol), que preside a Comissão de Turismo e Meio Ambiente, destacou a importância da adoção de novas iniciativas em complemento ao atual modelo de defesa civil.