
No próximo sábado (1º) parlamentares irão decidir no voto quem será o novo comandante do Senado Federal nos próximos dois anos. A eleição irá decidir o novo presidente e os demais integrantes da Mesa da Casa.
De acordo com o cronograma da casa, a sessão preparatória, para a eleição do presidente para os próximos dois anos, está prevista para as 10h. Em seguida, às 11h, deverá ocorrer a segunda reunião, para a eleição dos demais integrantes.
Até o momento quatro senadores registraram suas candidaturas para a presidência. Marcos do Val (Podemos), primeiro a registrar sua candidatura; Eduardo Girão (Novo) e Astronauta Marcos Pontes (PL), que oficializaram as candidaturas na segunda-feira (27) e a senadora Soraya Thronicke (Podemos), que fez o registro oficial para concorrer à presidência na quinta-feira (30).
O senador Davi Alcolumbre (União) já recebeu o apoio de vários partidos, tanto do governo quanto da oposição, contudo até a tarde desta sexta-feira o senador não havia feito o registro formal da candidatura junto à Secretaria-Geral da Mesa.
O presidente do Senado é chefe do Poder Legislativo. Entre as funções do cargo estão empossar o presidente da República e convocar extraordinariamente o Congresso em caso de decretação de estado de Defesa Nacional ou de Intervenção Federal.
Além disso, é o presidente do Senado que recebe os pedidos de impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).