
Em postagem nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma estar disposto a dialogar com o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump. A declaração foi feita na noite desta sexta-feira (1).
“Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições”, disse Lula. O pronunciamento é uma resposta após Donald Trump declarar à imprensa que o presidente do brasileiro pode contatá-lo a qualquer momento para tratar sobre as tarifas.
Lula comentou sobre a postura atual do governo brasileiro. “Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano”, declarou.
As declarações dos presidentes acontecem em meio a imposição de tarifas comerciais e sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Esse é o primeiro sinal de possíveis tratativas entre os presidentes.
Segundo a Casa Branca, o decreto entra em vigor na próxima quinta-feira (7). Trump assinou na última quinta-feira (31) uma ordem executiva impondo tarifas que variam de 10 a 41% a diversos países.
Leia também: “Pode ligar a qualquer momento”, diz Trump ao sinalizar abertura de acordo Lula – Guararema News