
A Prefeitura de Florianópolis informou que o prefeito Topázio Neto passou por uma cirurgia de retirada da vesícula biliar na manhã desta quarta-feira (28). O procedimento ocorreu sem intercorrências e o chefe do Executivo municipal apresenta quadro estável.
De acordo com a nota da prefeitura, Topázio deve receber alta nas próximas 24 horas. O prefeito, de 63 anos, foi internado na tarde desta terça-feira (27) no Hospital Baía Sul, após relatar fortes dores abdominais. Logo depois, exames por imagem e também de laboratório confirmaram um quadro de colecistite aguda (inflamação da vesícula biliar).
Colecistite aguda e cirurgia
A colecistite aguda é a inflamação aguda da vesícula biliar, frequentemente causada pela obstrução do ducto cístico por um cálculo biliar. Dessa forma, a obstrução impede o escoamento da bile, levando à inflamação e dor intensa no abdômen superior direito.
Sintomas:
- Dor intensa e constante no abdômen superior direito, que pode irradia para o ombro direito ou dorso.
- Náuseas e vômitos.
- Fevereiro.
- Calafrios.
- Perda de apetite.
- Inchaço abdominal.
- Em alguns casos, icterícia (amarelamento da pele e olhos).
Apresentando um ou mais destes sintomas, deve-se procurar atendimento médico.
Tratamento inicial:
Jejum, hidratação intravenosa, analgésicos e antibióticos (se houver suspeita de infecção).
Cirurgia:
A colecistectomia (remoção da vesícula biliar) é o tratamento padrão e geralmente ocorre por laparoscopia. Assim, indica-se a cirurgia em casos de colecistite aguda complicada ou que não respondem ao tratamento clínico.