Região Mundo

“Pode ligar a qualquer momento”, diz Trump ao sinalizar abertura de acordo Lula

Este é o primeiro sinal de diálogo após tarifaço sobre os produtos brasileiros

“Pode ligar a qualquer momento”, diz Trump ao sinalizar abertura de acordo Lula
Foto: EFE/EPA/BONNIE CASH / POOL

Em entrevista à imprensa realizada nesta sexta-feira (1), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pode contatá-lo a qualquer momento para tratar sobre as tarifas. “Ele pode falar comigo quando quiser. Vamos ver o que acontece, eu amo o povo brasileiro”, afirmou Trump.

PUBLICIDADE

Trump dá primeiro sinal de possível diálogo

Esse é o primeiro sinal de abertura de diálogo entre os países. Assim, o presidente dos EUA ainda afirmou que “as pessoas que governam o Brasil fizeram a coisa errada”. Conforme a Casa Branca, o decreto entra em vigor na próxima quinta-feira (7), em resposta às ações do governo brasileiro que representam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”, conforme trecho de um comunicado emitido pelo governo americano.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) aproximadamente, 44,6% das exportações brasileiras foram isentadas do tarifaço. Isso representa cerca de 700 produtos que ficam de fora da sobretaxa. Entre os produtos isentos estão aviões, celulose, suco de laranja, petróleo e minério de ferro, que continuam valendo a tarifa de 10% anunciada em abril.

Por fim, vale lembrar que Donald Trump assinou na quinta-feira (31) uma ordem executiva impondo tarifas que variam de 10 a 41% a diversos países.