
A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (16), mostrou que a maioria das pessoas entrevistadas acreditam que o presidente dos EUA, Donald Trump, errou ao taxar o Brasil em 50% para os produtos de exportação. Além disso, a justificativa dada pelo presidente também não convenceu, pois a população acredita que a taxação ocorreu devido a uma possível perseguição a Bolsonaro, que responde pelo crime de tentativa de golpe de Estado.
Os dados da pesquisa apontam:
- Trump está certo: 19%
- Trump está errado: 72%
- Não sabe/não respondeu: 9%
O levantamento mostrou também que essa decisão vai impactar de forma negativa a vida das pessoas de forma geral. Dos entrevistados, 79% temem à medida. Outros 17% acreditam que não influenciará e 4% não souberam ou não opinaram.
Por fim, a pesquisa ocorreu entre os dias 10 e 14 de julho, em 120 municípios do país.
Brasil quer negociar tarifaço com os EUA
Nesta terça-feira (15), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou que tentará acordo com os EUA sobre o tarifaço. Tal medida foi decidida em uma reunião com empresários dos setores industrial e agropecuário.
A produção industrial e agropecuária já registram uma série de prejuízos devido à taxação. Assim, os empresários manifestaram confiança nas negociações conduzidas pelo governo federal e defenderam que não ocorram medidas de retaliação. Enfim, são portanto favoráveis à negociação, antes de entrar em vigor a medida anunciada pelo Governo Trump.