
O Diretório Estadual do Partido NOVO em Santa Catarina confirmou nesta quarta-feira (12) a expulsão do vereador Irineu Armando Osório Junior, de 56 anos, conhecido como Piratuba Junior, reeleito em outubro do ano passado na cidade de Campos Novos, que fica na Serra catarinense.
A informação foi postada na véspera nas redes sociais do Partido. Em Nota, a direção do Novo explicou que a decisão surgiu por conta do descumprimento das normas internas da legenda por parte do vereador.
De acordo com a Nota, Piratuba deixou de votar num colega de partido na eleição que apontou o novo Presidente da Câmara Municipal da cidade, que ocorreu no começo de fevereiro.
“O Diretório Estadual do NOVO em Santa Catarina informa que a Comissão de Ética Partidária Nacional, após análise criteriosa, decidiu pela expulsão do vereador Irineu Armando Osório Júnior – Piratuba Júnior, eleito pelo NOVO em Campos Novos (SC).
Partido Novo
A decisão foi tomada após comprovação de que o vereador votou em um candidato do MDB em detrimento de um candidato do NOVO na eleição para a presidência da Câmara Municipal, em janeiro, o que configura infração ao artigo 19 do Estatuto Partidário. O estatuto veda o voto em candidato de outro partido quando há um candidato do NOVO disputando o cargo em questão.
Com base nessa conduta, a Comissão de Ética aplicou a pena de expulsão, conforme prevê o artigo 24, inciso V, do Estatuto Partidário.
O NOVO reafirma seu compromisso com uma política séria, ética e alinhada com os princípios e valores que norteiam o partido, sempre em respeito ao eleitor, à transparência e à integridade na vida pública”.
Piratuba Jr é advogado, e em outubro foi reeleito vereador com 773 votos. Mesmo expulso do partido Novo, ele deve permanecer com o cargo até o final do mandato, em 2027, de acordo com a Lei Eleitoral. Nos seus mandatos anteriores, ele estava filiado ao PP. A reportagem do Guararema News entrou em contato com o vereador Piratuba Jr, que até o momento não retornou as mensagens.