A ONG catarinense Amigos do Vale recebeu uma homenagem, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por prestar ajuda ao Rio Grande do Sul nas enchentes causadas pelas chuvas que devastaram o estado em junho desse ano.
A proposição da homenagem foi do deputado Marcos da Rosa (União), uma moção de aplauso foi entregue ao presidente da Amigos do Vale, Leandro Gallas. A ONG foi fundada em Itapema, no Litoral catarinense.
Para Marcos da Rosa, o Parlamento deve reconhecer as pessoas e as entidades que de modo voluntário dedicam suas vidas e seus recursos financeiros para ajudar o próximo. O deputado destacou que o serviço de resgate que a entidade prestou foi muito importante.
Além disso, a ONG catarinense arrecadou dezenas de toneladas de alimentos que muitas famílias que necessitaram de auxílio.
A Amigos do Vale foi criada em 2022 com o intuito de ajudar famílias atingidas por desastres climáticos com socorro e envio de suprimentos, atuando principalmente nas enchentes da região do Vale do Itajaí. S
De acordo com Gallas, a logística da operação para a região metropolitana de Porto Alegre foi bem complicada. A ONG organizou uma operação aérea com as primeiras necessidades, como água e alimento de fácil consumo.
Foram mobilizadas equipes de resgate com barcos, motos aquáticas e carros 4×4. O presidente da Associação é gaúcho, mas mora em Santa Catarina, e permaneceu 42 dias nas atividades voluntárias em cidades atingidas.