
Jair Bolsonaro compartilhou em suas redes sociais um trecho do Jornal Nacional, da Rede Globo, que relembra sua negociação com Donald Trump, em 2019, para evitar a aplicação de sobretaxas sobre o aço e o alumínio exportados pelo Brasil aos Estados Unidos.
Com o recente anúncio do presidente norte-americano sobre uma tarifa de 50% em resposta ao governo Lula e ao Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro se apresenta novamente como interlocutor e solicita a devolução de seu passaporte. Ele alega querer dialogar diretamente com o líder dos Estados Unidos.
No entanto, ministros do STF suspeitam que o verdadeiro objetivo do ex-presidente seja deixar o Brasil em busca de asilo político nos Estados Unidos. A fala de Trump, ao acusar o Brasil de promover uma “caça às bruxas”, reforça a percepção de que ele poderia estar disposto a acolher Bolsonaro.
A situação se complica ainda mais com a viagem da deputada Carla Zambelli (PL) à Itália. Apesar de integrantes da Corte afirmarem que os dois episódios não devem ser associados, a fuga da parlamentar causou desconforto entre os ministros.
Além disso, há o temor de que permitir a devolução do passaporte crie um precedente perigoso, abrindo espaço para pressões internacionais influenciarem decisões do Supremo. Diante desse cenário, a expectativa é de que o STF mantenha a retenção do documento de Bolsonaro.