Fernando Haddad, ministro da Fazenda, em um pronunciamento nessa quarta-feira (25), destacou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer acima de 2,5% durante os quatro anos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O pronunciamento do ministro da Fazenda foi feito em um evento promovido pelo Banco Safra, em São Paulo.
“Não vejo razão para o Brasil crescer nem muito acima nem muito abaixo da média mundial”, disse o ministro. “Penso que o Brasil tem todas as condições de crescer acima de 2,5% nos quatro anos do mandato” finalizou Haddad.
Além disso, o ministro destacou que o mundo está otimista com o desempenho da economia brasileira. Ele observou que as três principais agências de risco S&P, Moody’s e Fitch, estão revisando a nota de crédito do país.
Haddad tem dados sucessivas declarações sobre esse tema. No fim de agosto, ele disse que, se considerados os modelos matemáticos, ou seja, os fatores técnicos, o Brasil já deveria ter recuperado o grau de investimento, o maior nível de confiança atribuído a um país pelas agências de risco.
Nessa quarta-feira, antes de retornar ao Brasil, o presidente Lula disse a jornalistas, em Nova York, que conversou com representantes de agências de risco e recomendou que eles não ouçam apenas representantes da Faria Lima e de empresários.
O presidente afirmou que as agências “têm sido decentes”, mas ele fez questão de apresentar a seus integrantes dados da economia brasileira.