Região Brasil

Ministro de Minas e Energia fala que retorno do horário de verão é possível

O Governo Federal vem analisando medidas para evitar um colapso na rede elétrica

Autor
Ministro de Minas e Energia fala que retorno do horário de verão é possível
Foto: Divulgação / Governo Federal

O ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira afirmou, nessa quinta-feira (12), que a volta do horário de verão é uma possibilidade real. Uma das razões é que com estiagem de chuvas em diversas regiões do país, os reservatórios de água estão com registrando níveis críticos.

PUBLICIDADE

A partir disso, o Governo Federal vem analisando medidas para evitar um colapso na rede elétrica do país. Devido à estiagem, as hidrelétricas vêm enfrentando problemas. O posicionamento do ministro aconteceu após uma visita a Base Operacional e Centro de Treinamento da Enel Distribuição em São Paulo.

De acordo com a análise do ministro de Minas e Energia, o retorno do horário de verão pode ajudar no melhor aproveitamento da luz natural à artificial e a consequente redução do consumo de energia elétrica no país.

Para o ministro a alteração do horário impacta na rotina de grande parte da população, em que a decisão de adiantar os relógios terá que ser pensada com cautela. “O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energética, tem implicações econômicas” pontuou o ministro.

Para a próxima segunda feira (16) Silveira determinou ao Comitê Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e a Secretaria Nacional de Energia Elétrica (MME) que se reúnam com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para apresentar um plano de contingência para o verão de 2024/2025 e o planejamento energético do próximo ano.

O objetivo do plano de contingência é manter o equilíbrio do setor elétrico brasileiro com segurança energética.

Relacionadas