
Empolgado com as ações de Donal Trump nos Estados Unidos da América, o presidente da Argentina, Javier Milei, quer repetir as políticas de fronteira do político estadunidense. Milei quer construir um muro na fronteira com Santa Catarina.
Um dia após a Argentina divulgar a instalação de uma cerca na divisa com a Bolívia, Javier Milei também quer construir um muro na fronteira de seu país com o município catarinense de Dionísio Cerqueira.
As ações do presidente argentino se assemelham ao polêmico muro planejado pelos EUA na fronteira com o México. A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, confirmou a medida em entrevista à Rádio Mitre.
O governo argentino destacou a necessidade de ampliar a fiscalização na divisa com o Brasil, especialmente na província de Misiones “Vamos analisar outros pontos, vamos para a fronteira de Misiones com o Brasil”.
Milei quer construir um muro na fronteira com o Brasil porque muitos trechos entre Misiones e Dionísio Cerqueira podem ser cruzados a pé e a região enfrenta problemas sérios com crimes além da diferença cambial entre o peso argentino e o real brasileiro.
Além disso, de acordo com o presidente argentino, o objetivo é o combate ao tráfico de drogas e à entrada irregular de criminosos na Argentina. Para ele, tais ações fazem parte de uma estratégia para enfrentar crimes federais.
Contudo, uma possível barreira é vista por críticos como um movimento que pode prejudicar a circulação de pessoas e mercadorias na região. Entretanto, a divisa entre Santa Catarina e a Argentina se torna um dos próximos alvos do plano de Javier Milei.