A redução da taxa de desemprego no Brasil atingiu o menor nível desde o início da série histórica da PNAD Contínua, em 2012. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a taxa de desocupação caiu para 6,2% no trimestre encerrado em outubro.
Os dados informados pelo IBGE destacam a menor taxa de desemprego em 13 anos. O número total de trabalhadores do Brasil bateu o recorde de 103,6 milhões. O trimestre encerrado em outubro absorveu 751 mil trabalhadores e o rendimento médio ficou em R$ 3 mil, com um crescimento de 3,9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior
A população ocupada no Brasil chegou a 103,6 milhões, um novo recorde da série histórica, crescendo em ambas comparações: 1,5% no trimestre e 3,4% no ano. Além disso, 58,7% das pessoas em idade de trabalhar no Brasil estão empregadas.
O instituto classifica como desocupadas as pessoas sem trabalho que estão procurando emprego. A soma desse grupo com o dos empregados totaliza a população dentro da força de trabalho no Brasil, que ficou em 110,4 milhões no trimestre terminado em outubro.
Contudo, estão fora da força de trabalho 66,1 milhões de brasileiros. São pessoas de 14 anos ou mais desempregadas, mas que não estão em busca de serviço ou disponíveis para trabalhar.