Região Brasil

Lula parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos EUA

Em mensagem, presidente brasileiro defende respeito ao resultado eleitoral

Autor
Lula parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos EUA
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, pela vitória nas eleições nesta quarta-feira (6), quando se saiu vitorioso diante da democrata Kamala Harris. Dessa forma, ao defender o respeito ao resultado eleitoral, o presidente brasileiro desejou sorte e sucesso ao futuro governante dos EUA.

PUBLICIDADE

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, disse Lula por meio das redes sociais.

Entretanto, recentemente Lula havia manifestado preferência pela candidata Kamala Harris. Segundo ele, uma vitória da candidata democrata, contudo, resultaria em fortalecimento da democracia.

Trump anunciou a vitória por volta das 7h30, depois de vencer o estado de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados. Ou seja: uma margem inalcançável para sua concorrente, ainda que a contagem de cédulas pelo país não tenha sido totalizada. 

Histórico político

Sendo assim, Trump será o 47º presidente dos Estados Unidos. Ele será o segundo na história dos Estados Unidos a ter dois mandatos não consecutivos. O republicano governou o país entre 2017 e 2021.

Aos 78 anos, ele também deve ser o mais velho a assumir a Presidência dos Estados Unidos, superando o recorde de Joe Biden. Sobretudo, também será a primeira vez que uma pessoa condenada pela Justiça governará o país.

Em maio deste ano, ele foi condenado por fraude contábil ao declarar como gasto de campanha um pagamento feito a uma ex-atriz pornô. O republicano ainda é réu em três processos diferentes, com dezenas de acusações.

E, mesmo eleito, ele terá de ir a julgamento. Em um dos processos, Trump é acusado de tentar reverter de forma ilegal o resultado das eleições presidenciais de 2020.

Além disso, o republicano é acusado ainda por 18 mulheres de crimes sexuais — três deles estupros — segundo um levantamento da rede de TV norte-americana ABC. Ele nega todos os casos.

Antes de chegar à Casa Branca, Trump construiu uma carreira empresarial de sucesso. O pai dele fez fortuna erguendo prédios nos bairros do Brooklyn e do Queens, em Nova York.

Em 1968, se formou em Economia na Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia e, em seguida, sucedeu o pai no comando da empresa familiar.

Enquanto o pai dele construía casas para a classe média, Trump escolheu torres luxuosas, hotéis, cassinos e campos de golfe. Já nos anos 1980, ele ergueu diversos empreendimentos em Nova York, incluindo a Trump Tower e o Trump Plaza.

Ele se tornou famoso como grande empresário e passou a fazer aparições constantes na TV e no cinema. Nos anos 2000, ele apresentou a versão americana do programa “O Aprendiz”.

Com informações de Agência Brasil 

Relacionadas