Nessa quarta-feira (23) o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o lema da presidência brasileira frente ao BRICS. O Brasil assume o comando do bloco a partir de janeiro de 2025.
O lema da presidência brasileira será “Fortalecendo a cooperação do sul global para uma governança mais inclusiva e sustentável”. Na declaração, Lula ressaltou que o Brasil quer reafirmar o papel dos Brics “na luta por um mundo multipolar e por relações menos assimétricas entre os países”.
O anúncio foi feito durante um discurso do presidente Lula na 16ª Cúpula dos Brics, que foi realizada em Kazan, na Rússia. A participação do presidente brasileiro se deu por videoconferência, já que Lula se recupera de um acidente doméstico sofrido no último sábado (19).
As atividades da presidência brasileira no bloco devem se concentrar no primeiro semestre, uma vez que o país sediará a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), no segundo semestre.
O BRICS é um grupo de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico. O agrupamento começou com quatro países sob o nome BRIC. Na ocasião o grupo era comporto por Brasil, Rússia, Índia e China.
Contudo em 2011 o “S” acrescido resultou da admissão da África do Sul (South Africa) ao grupo. Em 2024, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia e Irã aderiram ao bloco como membros plenos.