Região Mundo

Javier Milei discursa na escadaria do Congresso e toma posse na Argentina

Novo presidente assume em meio à crise econômica que atinge o País vizinho

Autor
Javier Milei discursa na escadaria do Congresso e toma posse na Argentina
O Presidente empossado na Argentina, Javier Milei; e a vice, Victoria Villaruel. Foto: divulgação

Apoiadores do presidente eleito Javier Milei chegaram desde as primeias horas da manhã deste domingo (10) para prestigiar a cerimônia de posse do novo presidente da República Argentina. Milei chegou no final da manhã e iniciou seu duscurso por volta do meio dia (horário de Brasília), nas escadarias de acesso ao Congresso Nacional, em Buenos Aires.

PUBLICIDADE

Após o discurso, ele deve fazer o tradicional juramento de posse do novo mandatário, na Assembleia Legislativa. Vestidos com as cores da bandeira argentina e com a insígnia de La Libertad Avanza (LLA – coalizão política que elegeu Milei), eleitores de diversas partes do país se aglomeram na Plaza de los Dos Congresos, em meio a uma grande operação de segurança montada para a cerimônia.

O goernador de Santa Catarina, Jorginho Mello, participa da posse numa comitiva de cerca de 50 autoridades brasileiras, entre elas o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu filho, o senador Flávio Bolsonaro e outros parlamentares. No sábado (9), Jorginho esteve pessoalmente com Milei e aproveitou para presentear o novo presidente argentino com uma placa, indicando Milei como “Presidente de Canasvieiras”, em referência à praia de Florianópolis tradficionamente prequentada por argentinos.

Após o discurso, Javier Milei irá posteriormente deslocar-se à Casa Rosada em um carro aberto pela Avenida de Mayo, recuperando uma tradição que não se repete desde a posse de Fernando de la Rúa.

Discurso nas escadarias do Congresso. Foto: divulgação

A partir das 14h, e acompanhado pela chanceler designada Diana Mondino, Milei receberá os cumprimentos dos mandatários e representantes de delegações estrangeiras e convidados especiais, para depois prestar juramento, às 17h30, aos ministros que irão acompanhá-lo na gestão.

Relacionadas