
Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou a sessão virtual extra para que o plenário julgue pedido de impedimento feito pelas defesas de Jair Bolsonaro (PL) e Walter Braga Netto contra os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin. O julgamento vai acontecer no dia 19 de março, a partir das 11h.
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro que o impedimento dos ministros para julgar o caso que caso que analisa denúncia por suposta tentativa de golpe.
“Diante da excepcional urgência caracterizada no presente caso, determino a inclusão do processo em sessão virtual extraordinária do Plenário desta Corte, com início às 11h do dia 19.03.2025 e término às 23h59 do dia 20.03.2025”, determinou Barroso.
O julgamento vai deliberar sobre recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Jair Bolsonaro (PL), Braga Netto e mais 32 acusados de tentativa de golpe. Em 28 de fevereiro Barroso já tinha negado os pedidos contra os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin.
Além disso, a defesa de Bolsonaro pediu para que o julgamento ocorra no Plenário do STF, não na Primeira Turma, conforme previu o relator do caso, Alexandre de Moraes. Contudo, o pedido também foi negado.
O argumento da defesa para que Dino e Zanin não participem do julgamento é de que eles foram indicados por Lula.