
A Reuters/Ipsos divulgou na quarta-feira (19), nos Estados Unidos da América, uma pesquisa realizada que mostrou uma significativa queda na aprovação do presidente estadunidense Donald Trump. Os números mostram que a aprovação do governo Trump caiu para 44% em apenas um mês de governo.
De acordo com a Reuters o principal motivo da queda de aprovação é a preocupação dos norte-americanos com relação com a direção da economia do país, especialmente após o anúncio de novas tarifas comerciais a diversos países.
Entre os dias 24 e 26 de janeiro a aprovação do governo Trump era de 45% e em um mês sofreu uma redução. Além disso, a desaprovação do governo aumentou 10 pontos percentuais, alcançando 51%, em comparação com 41% no momento de sua posse.
De acordo com a pesquisa, os 53% dos estadunidenses acreditam que o país segue na direção errada economicamente, um aumento de 8 pontos percentuais frente aos 43% registrados em janeiro.
Além disso, a gestão econômica é um tema que gera muita preocupação para a população, a aprovação caiu para 39%, menos que os 43% anteriores.
Trump faz declarações prometendo fortalecer o mercado e criar empregos, contudo as ameaças de ações radicais geram um certo desconforto na economia.
Com isso, a aprovação econômica está bem abaixo dos 53% que o republicano alcançou no início de seu primeiro mandato, em fevereiro de 2017.
Porém, a pesquisa aponta que sua política de imigração tem o forte apoio de 47% dos entrevistados que querem intensificar a deportação de imigrantes ilegais.
A pesquisa entrevistou 4.145 pessoas e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.