Região Brasil

Julgamento de extradição de brasileiros foragidos do 8/1 é suspenso na Argentina

A audiência, prevista para esta terça-feira (8), foi adiada sem nova data definida

Autor
Julgamento de extradição de brasileiros foragidos do 8/1 é suspenso na Argentina
Foto: Divulgação

A Justiça Federal da Argentina suspendeu novamente o julgamento de extradição de cinco brasileiros condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Eles foram presos no fim do ano passado na Argentina. A audiência, prevista para esta terça-feira (8), foi adiada sem nova data definida.

PUBLICIDADE

Os detidos são Joelton Gusmão de Oliveira, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joel Borges Correa, Wellington Luiz Firmino e Ana Paula de Souza. Todos foram condenados no Brasil a penas entre 13 e 17 anos de prisão. A extradição foi solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Tribunal Federal Criminal nº 3, presidido pelo juiz Daniel Rafecas, responsável pelos mandados de prisão no país, informou que o julgamento foi suspenso após pedido dos advogados dos réus, enquanto são analisados recursos em segunda instância.

Essa é a terceira vez que o processo é adiado. A primeira mudança ocorreu por coincidir com uma audiência da ex-presidente Cristina Kirchner, em 18 de junho. Posteriormente, foi remarcada para 24 de junho, mas a Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou novo adiamento para nomear representantes legais do Estado brasileiro no processo.

Relacionadas