A Advocacia-Geral da União (AGU) em uma ação conjunta com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) deu início a uma ofensiva para combater “fake news” nas redes sociais que disseminaram notícias sobre a morte de Lula.
O presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, nesta sexta-feira (13), um vídeo caminhando pelo corredor do hospital onde está internado.
O presidente foi internado na terça-feira (10) e passou por três procedimentos: trepanação, embolização das artérias meníngeas e remoção de dreno colocado na primeira cirurgia.
Em meio à recente internação de Lula, várias “fake News” surgiram nas redes sociais informando a morte do presidente. Com isso, a Secom está fazendo o levantamento das publicações, enquanto a AGU tem intimado as plataformas para que retirem as notícias falsas.
De acordo com informações da Secom, há postagens falsas publicadas em redes sociais como Youtube, Instagram e X. A Secom vai acionar a Polícia Federal e o Poder Judiciário para responsabilizar os próprios autores das postagens falsas criminalmente.
A equeipe médica internou Lula na terça-feira (10) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O presidente passou por duas cirurgias na cabeça. As cirurgias são decorrentes da queda que o petista levou em 19 de outubro.