Região Brasil

Ex-presidente Jair Bolsonaro deixa hospital após 11 dias internado

De volta a Brasília, deve continuar o tratamento com acompanhamento médico

Autor
Ex-presidente Jair Bolsonaro deixa hospital após 11 dias internado
Ex-presidente Jair Bolsonaro, com os médicos que o atenderam. Foto: Redes sociais

Após um período de 11 dias de internação, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta na manhã desta sexta-feira (17) do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Ele foi diagnosticado com um quadro de desidratação e infecção na pele.

PUBLICIDADE

O nome é erisipela, uma doença inflamatória que atinge a pele, podendo afetar o tecido celular adiposo. No caso de Bolsonaro, na perna esquerda. Ele, inclusive, já havia tratado da enfermidade em novembro de 2022, logo após as eleições. 

O quadro também apontava obstrução intestinal. De volta a Brasília, deve continuar o tratamento e permanecer com acompanhamento médico até reestabelecer a saúde por completo. 

O que é erisipela, a doença de Bolsonaro

A erisipela é a infecção da pele por bactérias, que afeta a camada mais superficial da pele, e é mais frequente que acontecer em pessoas com mais de 50 anos, com doenças de pele, obesidade e/ ou diabetes não controlada.

A erisipela é causada pela bactéria Streptcoccus pyogenes, que pode penetrar na pele através de feridas ou lesões e causar sintomas como feridas vermelhas, inflamadas e dolorosas na pele, principalmente nas pernas, rosto ou braços.

A bactéria também pode causar uma forma mais grave da doença, chamada de erisipela bolhosa, que provoca feridas com bolhas com líquido transparente, amarelo ou marrom.

A erisipela tem cura quando o tratamento é iniciado rapidamente com antibióticos orientados pelo clínico geral ou dermatologista, entretanto, em alguns casos, esta doença pode voltar a surgir ou pode mesmo tornar-se crônica, sendo mais difícil de tratar.

Relacionadas