Região Santa Catarina

Ex-prefeito de Criciúma Ruy Hülse morre aos 98 anos

Ruy se destacou no ramo carbonífero e chegou a ser governador para substituir o pai

Autor
Ex-prefeito de Criciúma Ruy Hülse morre aos 98 anos
Foto: divulgação

Faleceu nesta segunda-feira (12) em Criciúma, no Sul do Estado, aos 98 anos, o empresário e ex-prefeito da cidade Ruy Hülse, filho do ex-governador do Estado Heriberto Hülse. Atualmente, mesmo com a idade avançada, Ruy era presidente de honra do Siecesc (Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina).

PUBLICIDADE

Ruy se destacou no comando de empresas carboníferas, principal economia da região de Criciúma durante muitas décadas, e também foi deputado estadual de Santa Catarina por três vezes. Em 1960, cheogu a presidir a Alesc.

Formado em Engenharia de Minas na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ainda na década de 1950, Ruy chegou a assumir o governo do Estado no lugar do seu pai, que se licenciou em 1950 para tratar da saúde.

Em 1968, participou da criação da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), atual Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Na gestão de Altair Guidi, Ruy Hülse foi secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Criciúma.

Em 1994, Ruy foi secretário-adjunto do Estado de Tecnologia, Energia e Meio Ambiente. Em 2016, aos 90 anos, lançou o livro Ruy Hülse, autobiográfico. Em 2018, lançou outro, intitulado “O Carvão Mineral em Santa Catarina: uma visão fotográfica”.

Foto: divulgação

Em 2018, Ruy foi homenageado com uma inauguração de um busto de bronze com seu rosto nas dependências da Unesc, em Criciúma, universidade que ajudou a criar nos anos 1970, a partir da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), esta sim obra sua. O busto permanece fixado no hall do auditório principal da Unesc.

Ao agradecer pelo carinho e reconhecimento, Ruy Hülse fez questão de compartilhar o mérito de sua atuação à frente da Fucri com seus colegas de trabalho da época. “Me sinto muito mimado por essa homenagem, que é uma generosidade de quem comanda essa instituição, que presta relevante serviço ao Sul de Santa Catarina e que vem preparando as gerações futuras não só da região, mas do país. Gostaria de dirigir a homenagem aos então colegas da prefeitura municipal. Em 1968 tivemos a iniciativa de redigir a lei 6.970, especificamente em 22 de junho de 1968, que criou a Fucri, aquela que foi e é a mantenedora dessa grande Universidade. Fico muito gratificado com esse momento”, salientou.

Relacionadas